Serviços do Governo
Como tirar novo RG em SP – Passo a Passo
Desde o dia 29 de janeiro, o Governo do Estado de São Paulo começou a tirar novo RG em SP dos moradores do estado, de modo a garantir que todos possam ter a documentação atualizada, de acordo com as novas regras. Entretanto, nem todos sabem como funciona o processo de emissão. Pensando nisso, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Não deixe de conferir as nossas dicas e o passo a passo!
Passo a passo de como tirar novo RG em SP
Para tirar novo RG em SP é necessário seguir um passo a passo, começando pelo planejamento, que possibilite uma maior organização no momento da emissão. Basicamente, você precisa seguir estas etapas:
Agendamento
A primeira coisa que deve ser feita para tirar novo RG em SP é o agendamento para a solicitação da emissão. Para isso, você deverá acessar o aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR e assim fazer o agendamento do dia e da hora que você irá se dirigir ao local selecionado para dar continuidade ao processo.
Escolha o local que for mais próximo da sua casa, para facilitar o processo e ter menor chance de contratempo ao ter que ir ao local. Lembrando que esse atendimento será feito em até nove pontos em São Paulo, sendo que, destes locais, seis são do Poupatempo, enquanto os demais são do IIRGD. Veja a lista divulgada:
Postos do Poupatempo:
- Caieiras
- Guarulhos
- Itaquera
- Lapa
- Santo Amaro
- Sé (capital)
Outras unidades:
- Atende Fácil (São Caetano do Sul)
- Barueri
- Descomplica (São Miguel)
No dia marcado
Depois de fazer o seu agendamento corretamente, diretamente pelo aplicativo, como mencionamos acima, você deverá se dirigir até o local que foi escolhido. Lá, deverá apresentar a sua certidão de nascimento, se solteiro, ou a certidão de casamento, caso seja casado.
Esse é o documento necessário para que o processo seja seguido. É muito importante levar o seu documento original, por garantia, e não apenas a cópia, ok? Assim, não corre-se o risco de ter algum tipo de barramento.
Aguardar emissão
Como vimos, para tirar novo RG em SP você deve agendar e ir até o local marcado para poder dar continuidade ao processo. Depois disso, deverá aguardar a emissão do documento. O tempo de emissão será informado no momento em que você for atendido, ao menos uma estimativa.
Não há motivo para correria
Para tirar novo RG em SP não tem muito segredo. É algo prático e até mesmo simples. Porém, antes de “sair correndo” para fazer o documento, é válido destacarmos que essa atualização não precisa ser feita depressa. Os brasileiros têm até 2032 para ter esse documento em mãos – sendo que, a partir dessa data, apenas o CIN, este novo documento, é que será válido e aceito.
Entretanto, há tempo hábil para se organizar e assim emitir o documento com tranquilidade, sem ter que correr contra o tempo. Mas, de todo modo, lembre-se de que a atualização é obrigatória, e a primeira via gratuita, o que quer dizer que também não precisamos deixar para o último minuto, não é mesmo?
Agora é só se organizar da melhor forma e tirar novo RG em SP!